Saiba tudo sobre toldos para agregar decor e funcionalidade ao seu projeto:

Antigamente não era comum encontrar o toldo em projetos arquitetônicos que não fossem comerciais principalmente por não ser considerado muito versátil para a decor e dificultar a otimização de espaço útil.

Porém, com o avanço de tecnologias em desenvolvimentos de design, o toldo tem ganhado seu espaço e quebrado paradigmas provando que é possível sim valorizar a decor do seu projeto, comercial ou residencial, com um utensílio totalmente funcional.

Selecionamos alguns dos principais modelos de toldo para você se inspirar e adotar essa opção.

Principais tipos de toldo

Para cada ambiente, espaço e estilo de decor existe o toldo ideal. Confira os principais e mais versáteis modelos:

Toldo Fixo

TUDO SOBRE TOLDOS

O Toldo Fixo é o mais comum entre projetos comerciais para identidade visual e nos projetos residenciais para a proteção de portas ou janelas.

Toldo tipo Túnel

TUDO SOBRE TOLDOS

O Toldo tipo Túnel é essencial para a proteção de passarelas, evitando transtornos durante dias chuvosos. É muito utilizado em comércios e escolas, mas pode ser agregado também ao ambiente residencial principalmente para a extensão da garagem.

Toldo Vertical

TUDO SOBRE TOLDOS

O Toldo Vertical é semelhante a uma cortina e com seu modelo retrátil, oferece versatilidade para o uso externo. Em alguns dias, apenas a cobertura não é o suficiente para a proteção contra dias chuvosos, por isso, o Toldo Vertical garante maior comodidade independente da direção do vento, chuva ou até mesmo direcionamento do Sol.

Toldo Capota

TUDO SOBRE TOLDOS

O Toldo Capota é muito utilizado para a proteção de janelas de apartamentos e casas. Com um design arredondado é o queridinho dos arquitetos por proporcionar um visual charmoso a projetos em geral.

Toldo Articulado

TUDO SOBRE TOLDOS

O Toldo Articulado é de grande funcionalidade e permite otimização do espaço dependendo de sua necessidade. Quando não é necessário seu uso, pode ser fechado graças aos seus braços articulados ou até mesmo embutido, dependendo do projeto.

Os materiais para a confecção do toldo devem possuir maior resistência a intempéries, contando com impermeabilidade, aditivos (fungicidas, antioxidantes…), leveza, limpeza fácil, alta durabilidade, controle de luz e diversidade em cores e modelos.

Tipos de lonas

As Lonas de PVC são resistentes e proporcionam proteção anti chamas e mofo, com um preço acessível e alta durabilidade do material.

As Lonas Acrílicas proporciona um visual semelhante a tecidos, porém, conta com impermeabilidade, fácil lavagem e mínima necessidade de manutenção.

Lonas de Policarbonato contam com leveza, transparência para um melhor aproveitamento da iluminação natural além de um visual sutil e excelente isolamento térmico.

Tipos de estruturas

Estruturas de Alumínio e Aço são as mais comuns por proporcionaram alta durabilidade, mas com a desvantagem de não ser um bom investimento para projetos no litoral.

Já as Estruturas de Ferro duram até 10 anos se possuírem o acabamento ideal.
Para a Preservação da Estrutura, opções como a pintura eletrostática, enodização e pinturas anticorrosivas são ideais.

Manutenções necessárias

Para uma maior longevidade do Toldo, é preciso manter uma “rotina” de lavagem a cada 90 dias utilizando apenas sabão neutro e água. Evitar produtos químicos é fundamental, pois pode prejudicar ou até remover os aditivos da lona ou estrutura (como fungicidas e a pintura anticorrosiva). Além disso, o uso da maquina de água pressurizada não é recomendado, podendo avariar a lona.

E aí, já sabe qual Toldo usar no seu projeto? Independente do modelo, conte com a Decorações Berlin para a garantia de qualidade e excelência em acabamento. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das tendências do design e arquitetura.