Você sabe o que é um piso tátil e qual a sua função? É o piso diferenciado com textura e cor, sempre em destaque com o piso ao redor para que seja perceptível às pessoas com baixa visão ou deficiência visual.

Existem dois tipos de piso tátil: o piso tátil de alerta e o piso tátil direcional.

O piso de alerta é o conhecido “piso de bolinhas”. Sua função é alertar.

Piso Tátil de Alerta em Maringá

Por esse motivo é instalado no começo e no fim de escadas e rampas, em frente à porta de elevadores, em rampas de acesso às calçadas ou para alertar quando a um obstáculo que o deficiente visual não consiga rastrear com a bengala.

A cor contrastante serve para auxiliar a pessoa que tem baixa visão.

Já o piso tátil direcional tem como função direcionar e orientar o trajeto.

Piso Tátil Direcional em Maringá

Em locais amplos onde não tem ponto de referência que seja detectado com a bengala, o piso tátil direcional serve como guia direcional.

Ele é utilizado em vias públicas, espaços abertos, corredores. Mas deve-se ter cuidado com sua aplicação. O excesso deste piso ou a colocação em locais inadequados pode confundir e atrapalhar a locomoção.

A utilização desses tipos de piso cumpre a Norma de Acessibilidade NBR 9050/2004. A acessibilidade não é só um cumprimento de lei, mas um direito do cidadão com dificuldade visual. É de extrema importância que um estabelecimento seja acessível a todos.

Na Decorações Berlin você entrará o piso tátil, para assim garantir que seu estabelecimento tenha maior acessibilidade.

Para descobrir mais sobre as principais características e os melhores lugares para instalar o piso tátil acompanhe nosso blog e siga-nos no Facebook.