Aprenda a melhor maneira de fazer a manutenção de persianas!

Persianas têm se tornado cada vez mais presentes nas casas e escritórios pelo mundo. Quem tem sabe que mantê-las limpas faz toda a diferença!

São vários os tipos de persianas, cada uma ideal para um tipo de cômodo e funcionalidade, e hoje, vamos dar algumas dicas de como mantê-las sempre limpas para um ambiente mais bonito e saudável (livre de ácaros)!

Cuidados Básicos

Qualquer que seja o tipo da sua persiana, se ela é horizontal, vertical, romana, em rolo, em tecido ou painel, há algumas dicas universais de limpeza que fazem toda a diferença.

Primeiramente, é importante passar um espanador ou pano seco nas persianas pelo menos uma vez na semana, evitar o acúmulo excessivo de poeira faz toda a diferença e facilita o trabalho quando for realizar higienizações intensas.

Ao utilizar produtos químicos, evite álcool e cloro, por serem muito abrasivos, podem causar danos irreversíveis e estragarem sua decoração.

DICA: Use vinagre com água! Sua propriedade ácida desinfeta e desengordura tão bem quanto o cloro ou álcool!

Persiana Horizontal

Comumente utilizadas em ambientes corporativos e em residências, a limpeza desse tipo de persiana pode ser feita a cada 20 dias.

Se você não tiver um limpador de persianas, utilize uma esponja úmida com água e sabão (ou vinagre, se houver necessidade de desengordurar) em ambos os lados da persiana fechada.

IMPORTANTE: Apenas persianas de PVC podem ser lavadas com água em abundância!

Horizontal de Madeira

Muito utilizada em ambientes sofisticados e elegantes, a limpeza desse tipo de persiana pode ser feita da mesma maneira que uma horizontal tradicional, com um pequeno diferencial em aplicar lustra móveis ao finalizar para mantê-la brilhante e preservada.

Em Rolo ou Estilo Romana

Menos comum e com um visual mais moderno, esse estilo de persiana é bem delicado e sua limpeza pode ser feita apenas com o auxilio de um aspirador de pó (usando o bico escova). O mais recomendável para limpeza intensa é que seja contratada uma empresa especialista, a fim de evitar danos na peça.

Double Vision e Painel

Comumente utilizadas em sacadas ou janelas panorâmicas, esses dois estilos de persianas podem ser higienizadas apenas com pano levemente umedecido, aspirador de pó com bico escova ou um simples espanador. Evite água em abundância.

Vertical de Tecido

Esse estilo é bem comum em salas onde o controle de luminosidade é necessário (escritórios ou salas de TV) e a limpeza pode ser mantida também utilizando o aspirador de pó, e ao surgir manchas, limpe com uma bucha apenas a região necessária e deixe secar.

Jamais encharque esse tipo de material! Assim como a Double Vision, a de Painel, Rolo e Romana, para higienizações intensas é indicado optar por serviços especializados.

Vertical de PVC

É permitido o uso de água em abundância. Esse tipo de persiana ao ser retirado do trilho permite que cada lâmina seja lavada individualmente. Se necessário, deixe-a de molho para tirar sujeiras intensas ou gordura.

Independente do tipo de persiana é importante mantê-las limpas por questões estéticas e principalmente pela saúde da sua família ou equipe do trabalho.

Para descobrir mais sobre características, instalação ou modelo ideal de persiana para o ambiente, acompanhe nosso blog e siga-nos no Facebook.