O Piso Tátil é uma adaptação feita no chão de estabelecimentos e ambientes públicos que auxiliam na locomoção de deficientes visuais com maior dependência e segurança.

Essa adaptação é essencial para proporcionar inclusão e acessibilidade a todos os públicos e, inclusive, existe uma regulamentação pela ABNT (a NBR 9050) que estabelece regras a serem seguidas na instalação desse tipo de ferramenta.

Primeiramente é importante sabermos que existem dois tipos de modelos na “construção” dessa sinalização: o piso tátil de alerta e o piso tátil direcional.

Piso Tátil de Alerta

• Deve possuir um mínimo de 22mm e máximo de 30mm no diâmetro de base do relevo.
• Mínimo de 42mm e máximo de 53mm na distância horizontal entre centros e relevos.
• Mínimo de 60mm e máximo de 75mm na distância diagonal entre centros e relevos.
• Mínimo de 3mm e máximo de 5mm na altura do relevo.
• É obrigatório o piso tátil possuir uma cor contrastante ao do solo.

Piso Tátil Direcional

• Mínimo de 30mm e máximo de 40mm na largura de base do relevo.
• Mínimo de 20mm e máximo de 30mm na largura do topo.
• Mínimo de 4mm e máximo de 5mm para a altura do relevo. Se forem placas sobrepostas, a altura do relevo deve ser de 3mm.
• Mínimo de 70mm e máximo de 85mm para a distancia horizontal entre centros do relevo.
• Mínimo de 45mm e máximo de 55mm na distância horizontal entre bases do relevo.
• Também é obrigatório o piso tátil possuir uma cor contrastante ao do solo.

As pré-definições do regulamento NBR 9050 são extremamente específicas e devem ser seguidas à risca para proporcionar uma decodificação universal para todos os lugares e ambientes.

Composições do Piso Tátil

O Piso Tátil feito de Borracha é o mais utilizado. Além de proporcionar um custo inferior aos demais materiais, o piso de borracha possuir fácil manutenção, limpeza e pode ser fabricado em diversas cores.

O Piso Tátil de Inox é uma versão mais “charmosa” desse tipo de sinalização. Muito utilizada em shoppings, é uma instalação mais cara por ser aplicada diretamente ao piso uma de cada vez. Além disso, a matéria prima e mão de obra especializada são fatores que deixam esse tipo de Piso Tátil ainda mais caro.

Há também o Piso Tátil feito em Porcelanato. Muito utilizado em calçadas externas, esse tipo de acabamento é o mais caro entre os três e sua instalação é definitiva, dificultando manutenções, mas proporcionando efeito antiderrapante e melhor experiência de tato aos deficientes visuais.

Agora que você tem as informações básicas para a instalação do seu piso, conte com a Decorações Berlin e faça da sua empresa um ambiente inclusivo e principalmente acessível a todos os públicos.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das inovações em design, decoração e funcionalidade para seu projeto.