Uma cortina tem o poder de dar um upgrade em qualquer ambiente, por isso reunimos algumas dicas para você não errar na hora de escolher a sua.

FOQUE NO OBJETIVO

Antes de procurar por qualquer modelo de cortina, é importante saber qual será a sua função no ambiente, seja ele: garantir a privacidade, controlar a luminosidade ou ruídos externos, ou apenas decorativa.

Esse passo é essencial, pois a partir daí será possível definir os melhores tecidos, tamanhos e estilos.

TECIDOS

Aposte em tecidos leves para criar composições, você pode criar ambientes com visual clássico, moderno ou despojado, de acordo com o seu gosto pessoal.

O voil vem sendo bastante utilizado, ele é indicado para quem gosta de luz natural e confere um charme incrível à sua decoração, esse modelo geralmente é instalado na da sala de estar.

Já a seda, um tecido nobre, ideal para uma composição clássica e requintada para qualquer local, especialmente, no quarto do casal.

Uma dica extra nesse item:

Escolha modelos de cortinas confeccionados com tecidos sintético caso a ideia seja lavá-los em casa, pois tecidos naturais devem ser lavados somente em lavanderias especializadas.

CORES

Se a sua decoração já está definida ou pronta, opte por modelos de cortinas confeccionados com tecidos de cores neutras para ter mais liberdade e facilidade na hora de ambientá-las em cenários com elementos coloridos.

As cortinas com cores neutras, como branco ou bege são indicadas nesses casos, pois não entrarão em conflito com a decoração do ambiente, ficando em harmonia com qualquer estilo.

AMBIENTES

Modelos de cortinas confeccionados com tecidos mais pesados ou com sobreposições são excelentes para aquecer ambientes nas épocas mais frias do ano, como outono ou inverno.

Tecidos leves e fluídos são ótimos para deixar a luminosidade externa entrar, mantendo a privacidade de forma sutil e permitindo a vista para a paisagem externa.

O voil, sem o acompanhamento do forro ou outro tecido por trás, pode dar um toque especial à decoração.

Se a ideia é deixar o ambiente mais escuro, investa na cortina blackout,  uma ótima solução para bloquear a entrada de luz externa e promover o isolamento acústico no ambiente.

Não importa a sua utilidade, como bloquear a luminosidade ou conferir mais personalidade ao ambiente, as cortinas complementam o visual como nenhum outro elemento.

Para descobrir mais sobre as principais características e os melhores lugares para instalar o piso de laminado e valorizar ainda mais o décor da sua casa acompanhe nosso blog e siga-nos do Facebook.