Os carpetes revestem nossa casa de conforto e dão um charme a mais para os ambientes, mas é preciso tomar cuidado na hora de fazer a limpeza do seu carpete para não danificar as fibras e eliminar os ácaros.

Confira algumas dicas para realizar a limpeza de carpetes, desde a manutenção básica até a limpeza profunda:

MANUTENÇÃO SEMANAL

Para manter o carpete o mais limpo possível, utilize o aspirador de pó nas limpezas diárias, passe o aspirador no sentido das fibras lentamente para sugar todo o pó e sujeira.

É uma limpeza superficial, mas que auxilia muito, especialmente para quem tem animais de estimação.

Não utilize vassouras na limpeza, isso faz com que a poeira acumulada levante e se espalhe por todo o ambiente, além disso, as cerdas duras da vassoura podem danificar as fibras dos carpetes.

REMOVA OS PELOS

Quem tem animais de estimação sabe que nem sempre o pelo sai com o aspirador de pó, principalmente os pelos de gato.

Uma boa opção é usar um pano úmido com um pouco de 1 parte de vinagre branco e 1 parte de água, ou então colocar a água e o vinagre em um borrifador e passar o aspirador.

Use o pano quase seco, bem torcido e passe no carpete fazendo movimentos circulares, você vai perceber que os pelos aderem ao pano e vão se aglomerando.

O vinagre é bom para evitar e eliminar o mofo e odores, além de deixar as fibras do tapete mais brilhosas.

Acrescente um pouco de essência sem óleo na mistura de água e vinagre para que o cheiro do vinagre não fique no ambiente.

DEIXE AS JANELAS ABERTAS

A circulação de ar em casa é essencial para retirar as impurezas, então diariamente abra as janelas e as portas e deixe a ventilação natural fazer o seu trabalho, abra bem as cortinas, prenda as portas e deixe o ar fluir por um tempo.

REMOÇÃO DE MANCHAS

Não deixe a mancha secar, é mais difícil fazer a remoção de manchas secas, então aproveite enquanto elas estiverem molhadas para limpar o carpete.

Existem produtos específicos para tirar manchas do carpete, que prometem remover as manchas e deixar o seu tapete cheiroso.

Não deixe o carpete encharcado, após fazer a limpeza da área manchada passe um pano seco ou utilize um secador de cabelo para acelerar a secagem.

REMOÇÃO DE CHICLETE

Utilizar o truque de passar gelo no chiclete pode não ser uma boa ideia, pois irá molhar o carpete, o que não é legal.

Que tal uma solução a seco? Utilize um ferro de passar, ao invés de congelar o chiclete, iremos queimá-lo.

Cubra o chiclete com um papel toalha e coloque o ferro quente por alguns minutos até que ele grude na toalha de papel, em seguida remova a toalha com o chiclete e pronto.

LAVAGEM DE CARPETE

Não é recomendado que a lavagem seja feita em casa, contrate uma empresa de limpeza para dar aquela faxina geral no seu carpete ao menos uma vez ao ano.

Afinal, ninguém quer um carpete com cheiro de “cachorro molhado”, ter problemas com mofo ou acabar estragando o carpete, não é? Então deixe essa tarefa para empresas de limpeza de carpete especializadas e evite dores de cabeça.

Essa higienização de carpetes aumenta a vida útil do seu carpete e eliminar a sujeira mais pesada que ficou retida nas fibras e que não conseguimos eliminar com a limpeza doméstica.

Junto com a sujeira vão embora os ácaros, as bactérias e outros microrganismos que vivem nos carpetes e que fazem mal a nossa saúde.

Porque mesmo que os carpetes sejam feitos com materiais antibacterianos e anti-ácaro, a poeira que se acumula nos vãos das fibras está repleta de pele morta que são um verdadeiro banquete para as bactérias e para o ácaros.

Então, faça a limpeza doméstica do seu carpete regularmente e dê uma geral contratando uma empresa de higienização de tapetes e carpetes especializada uma vez ao ano.

Assim você garante a saúde da sua família e mantém o seu carpete bonito por mais tempo.

Para descobrir mais sobre as principais características e os melhores lugares para instalar o carpete e valorizar ainda mais o décor da sua casa acompanhe nosso blog e siga-nos no Facebook.